Tarefas 8º ano ‘Equações 1º Grau’ 2010/2011 (NPMat)

“Caminhante!
Este é o túmulo de Diofanto.
Os números dirão a duração da sua vida, cuja sexta parte foi ocupada por uma doce juventude.
Decorreu mais uma duodécima parte da sua vida até que o seu rosto se cobriu de pelos.
Passou ainda um sétimo da vida antes de tomar esposa e cinco anos depois teve um belo filho que infelizmente, viveu apenas metade do que o pai viveu.
Seu pai sobreviveu-lhe, chorando, quatro anos.
Diz caminhante quantos anos tinha Diofanto quando a morte o levou?”

Tarefa 1 Revisão Equações_7º ano

Tarefa 2 Equações com Denominadores

Tarefa 2.1 Consolidação_Equações com Denominadores

Tarefa 2.2 Sugestões_Equações com Parêntesis e Denominadores

Tarefa 2.3 Equações com Parêntesis

Tarefa 2.4 Equações com Parêntesis e Denominadores

Tarefa 3 Problemas com Equações

Tarefa 3.1 Problemas com Equações_Consolidação

Classificação de Equações

com Trabalho em Casa

Tarefa 4 Sistemas de Equações

Tarefa 5 Resolver Sistemas de Equações

Tarefa 6 Problemas Sistemas de Equações

Tarefa 6.1 Problemas Sistemas de Equações_Consolidação

9 comments

  1. Colega:

    Continuo a não ter a senha de acesso a alguns do documentos que me envia. Será possível enviar-ma?

    Os meus cumprimentos,

    Mª Helena Oliveira

  2. Boa noite, poderia dizer qual a resolução do exercicio :
    https://redematematica.files.wordpress.com/2010/04/tarefa-5-problemas-com-semelhanca.pdf – Exercicio numero 4

    Os triângulos semelhantes podem ser usados para determinar distâncias que são
    difíceis de medir directamente.  
    Para se medir a largura de um rio efectuaram‐se três medições: RO mede
    45 metros, OC 90 e RE 60 metros.  
    Os pontos R e O são colocados, no mesmo lado do rio, e do lado oposto
    encontra‐se o ponto P, de forma a que os três fiquem alinhados. Qual a largura do
    rio (a distância de P a R)?

    Será Tg37º = 60:A.D «» C.A= tg37x60«» C.A = 45 ???

    Muito Obrigado

    1. olá, poderiam ser utilizadas razoes trignometricas mas como se destina ao 8º ano isso torna-se pouco apetecivel.
      assim pode-se considerar PR = x e PO= x+45 aplicando depois a razao entre lados e resolvendo respectiva proporção!🙂
      bom trabalho!

  3. Estou a leccionar o novo programa de Matemática no 8º ano e confesso que os materiais que aqui apresenta me têm ajudado bastante.
    Infelizmente no que concerne às equações não tenho acesso aos materiais da sua autoria uma vez que estes necessitam de passe. Os outros têm a ver com as tatrefas que vêm do gave, logo já os tinha.

  4. Colega:

    É pena que responda a outros maisl que lhe são enviados e não responda ao meu (e já vão 3!).

    Os meus cumprimentos.

    Mª Helena Oliveira

    1. Imagino que teria em consideração respostas anteriores. Assim passo a citar:
      “Em relação as tarefas que se encontram protegidas, encontram-se nessa situação porque não foram criadas apenas por mim ou dirigem-se exclusivamente à comunidade escolar. Não teria sentido disponibilizar sem autorização das mesmas ou fora de contexto. O restante material ou é criado inteiramente por mim ou já se encontra disponível algures na Internet.”

      Continuação de Bom Trabalho!

  5. Ola , precisava que respondesse rapidamente pois é urgente!
    sou do 8 ano e precisava que resolve-se os seguintes sistemas:
    {1-x-y sobre 4, =-(x+7 sobre 4)
    3x sobre 2, – 1-y sobre3=x-y
    Obrigada!

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