Tarefas 9º ano ‘Equações do 2º Grau’ 2011/2012 (NPMat)

Tarefa 1 Lei do Anulamento

Tarefa 2 Formula Resolvente

Tarefa 2.1 Equações do 2º Grau 

Tarefa 3 Número de soluções de uma equação do 2.º grau 

Tarefa 4 Equações do 2º Grau Problemas (Novo)

Tarefa 5 Exercicios e Problemas (Novo)

8 comments

  1. Boa tarde.
    Tenho acompanhado sempre que possível a evolução deste site.
    Descobri-o por acaso e tenho-o recomendado a alguns colegas que tal como eu pesquisam e partilham materiais.
    Muito gostaria de poder descarregar os materiais que acho muito interessantes e potenciadores de um bom trabalho com os alunos.
    Se lhe for possível agradeço o envio da senha para o efeito.
    Obrigada e bom trabalho.

    1. agradeço o comentário
      acredito que a troca de experiencia, nomeadamente materiais, entre nós é do proveito de todas as comunidades escolares em especial os nossos alunos. razao da criação da “redematematica”, e se inicialmente o projeto previa (e prevê) a troca de materiais, rapidamente se verificou (e poderá verificar) que a informação apenas tem um sentido.
      peço que compreenda que apesar de acreditar no espirito de partilha nao posso contrariar o desejo do grupo de trabalho e assim sendo algum material encontrar-se protegido estando apenas disponivel para a comunidade escolar. e a unica razao de se encontrar no blog prende-se com uma logica de sequencialidade e orientação para o aluno.

      bom trabalho

  2. eu gostaria de saber como resolver esta equação de 2.º grau. será que me poderiam ajudar?
    A soma do número de pontos alcançados pelo Pedro, pela Joana e pela Francisca, num jogo de computador, foi 45.
    O Pedro obteve o dobro do nº de pontos da Joana e a Francisca alcançou o quadrado do nº de pontos do Pedro.
    Qual foi o nº de pontos que cada um atingiu?

    1. Então:
      P + J + F = 45
      J = P/2
      F = P^2
      Logo …

      P + P/2 + P^2= 45
      3P/2 + P^2= 45
      P^2 + 3P/2 = 45
      P^2+ 3P/2-45 = 0
      2P^2 +3P – 90 = 0
      a= 2; b= 3; c= -90
      P = 7,5 ou P = 6.
      Assim:
      Pedro: 6
      Joana: 3
      Francisca: 36
      Ajudou?

      Bom Trabalho

  3. Olá. Gostava de felicitá-lo(s) pelo trabalho desenvolvido com este site.
    No entanto, este espirito de partilha condiconada não compreendo. O que há a ganhar com isso??? Mesmo que a partilha seja apenas em um sentido não vejo qualquer ganho em não partilhar certos materiais. Pessoalmente, sou explicador e tenho um canal no youtube no qual partilho os meus videos, resoluções de exercicios práticos de Matemática para todos os niveis de ensino, com o mundo sem esperar algo exceto o simples desejo de ensinar e de saber que estou a ajudar. Idealizo problemas e coloco á disposição na página do facebook para todo o público sem sequer pensar em ter algum tipo de contrapartida. Não é este o meu espirito de partilha. Estes materiais deveriam ser para os alunos praticarem. Que ganhos se obtêm em não partilhar? Desculpem o desabafo, talvez esteja errado mas sinceramente não descortino qualquer ganho com estas práticas.

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